A filigrana é a técnica de ourivesaria mais tradicional no nosso país. A arte de unir fios de ouro, criando uma malha com desenhos elaborados, foi aperfeiçoada pelos portugueses ao longo dos séculos.
Os historiadores acreditam que no séc. VIII d.c já existia produção de filigrana em Portugal. Mas a uma origem é bem mais longínqua, estima-se que a filigrana remonte a milhares de anos antes de Cristo. As primeiras peças de filigrana datam de 2500 a.C. e foram descobertas nas sepulturas do Ur, no atual Iraque. Desta forma, também se sabe que esta arte de fundir ouro começou no médio oriente e terá sido trazido para a Europa através das rotas comerciais.
Em Portugal a arte desenvolveu-se e foram criados desenhos relacionados com a iconografia do nosso país. Foi no Minho que esta técnica mais se desenvolveu, fazendo da filigrana um dos seus marcos culturais. Esta coleção da Tavares reinventa alguns dos desenhos de filigrana mais tradicionais, dando-lhes vida em peças modernas e elegantes.
(Chamada para rede fixa nacional)
Subscreva a nossa newsletter e conheça todas as novidades exclusivas.
Deixe os seus dados, em baixo e nós contactamos.
Quando colocado no dedo, o anel deve ficar confortável para que não caia, mas solto o suficiente para deslizar quando o quiser retirar.
A medida do dedo varia conforme a hora do dia e o estado do tempo. Para obter os melhores resultados, meça o seu dedo:
— No final do dia ou quando o seu dedo está quente (os dedos são mais finos de manhã cedo ou quando o tempo está frio);
— Meça o tamanho do dedo 3 a 4 vezes para evitar possíveis erros de leitura.
Para obter medições mais correctas, deve evitar o uso de corda ou papel para medir o tamanho do dedo, dado que esses materiais podem esticar ou torcer, desvirtuando a medida real. Se efectuar a encomenda a partir do estrangeiro, pode determinar a medida do seu anel de acordo com o seu país, usando a tabela acima, fazendo a correspondência entre a medida portuguesa e a internacional.
Imprima a página aqui e verifique a escala com uma régua. Coloque um dos seus anéis sobre os círculos. O diâmetro interior do anel deve corresponder ao círculo.
Nota: As imagens no ecrã poderão não estar à escala, por favor imprima a página.
Subscreva a nossa newsletter e conheça todas as novidades exclusivas. Aproveite a nossa promoção de boas vindas e receba o nosso porta-joias, com a sua primeira compra.