Como cuidar das suas joias

A luz e o calor podem afetar a cor e durabilidade de algumas pedras preciosas. As pedras de cor tais como as ametistas, kunzites, topázios, pérolas, tanzanites e opalas são especialmente sensíveis à exposição solar, podendo a sua cor ser alterada se tiveram muito tempo expostas à luz solar intensa. O calor excessivo e as mudanças bruscas de temperatura podem também provocar alterações na estrutura cristalina destas gemas.

A exposição a produtos químicos pode danificar ou descolorir alguns metais e pedras preciosas. Substâncias simples como a laca, creme, perfume ou outros cosméticos podem conter produtos químicos que deteriorarão a superfície das suas joias. Assim, recomendamos
que retire as suas joias sempre que efetue tarefas tais como jardinagem, atividades de limpezas domésticas, idas ao ginásio, natação e também sempre que utilizar produtos químicos.

O segredo para uma boa limpeza está na simplicidade. A maioria das pedras preciosas pode ser limpa com água morna, sabão neutro e uma escova macia. Poderá ser utilizado um aparelho de limpeza ultrassónico e finalizar com a secagem com um pano macio e sem pelos. Em alternativa, pode também recorrer aos nossos serviços especializados de restauro e limpeza onde, através de equipamentos mais específicos, daremos uma nova vida às suas joias.

As gemas orgânicas como as pérolas e os corais são mais delicadas e por essa característica devem ser delicadamente limpas com um pano suave.

As joias devem ser tratadas e guardadas com delicadeza e cuidado. Os guarda-joias devem ser compartimentados para separar as joias por espécies, tamanhos e formas. Os seus interiores devem ser forrados com tecidos macios para evitar riscos e desgastes. 

Recomendamos que todas as joias com diamantes, rubis, esmeraldas, safiras e outras gemas de rara beleza sejam cuidadas com regularidade, a fim de validar a tensão e a segurança da cravação, fazer uma limpeza e um polimento geral, retirar o pó e outras gorduras acumuladas, potenciando o seu brilho e as características que as tornam únicas e preciosas.