CRONOLOGIA
TAVARES


No dia 1 de outubro é fundada a sociedade Andrade & Tavares, por Virgílio Aristides Tavares, Gaspar José de Andrade, Miguel da Silva Andrade e Manuel da Silva Andrade.
1922

O jornal O Liberal, de dia 2 de agosto de 1923, anuncia com toda a pompa e circunstância a constituição da sociedade Andrade & Tavares. «Constituídos em sociedade sob a forma Andrade & Tavares, acabam de estabelecer se na rua 5 d’outubro, desta vila, os nossos amigos srs. Virgílio Tavares, Miguel Andrade e Manoel Andrade, com uma linda ourivesaria (…)»

1923

Os fundadores da Andrade & Tavares são admitidos como sócios da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim. No ano seguinte é registada a marca de ourives Andrade & Tavares.

1925

A marca de ourives Andrade & Tavares é registada.

1926

A 24 de outubro é realizada a escritura oficial da sociedade comercial Andrade & Tavares.

1932

A Andrade & Tavares adquire o edifício da rua 5 de outubro, por 15 mil escudos. Pouco tempo depois da compra a sociedade é dissolvida. Virgílio Aristides Tavares assume os comandos da empresa, como sócio totalitário, acabando por registar a marca de ourives Virgílio Aristides Tavares, no ano seguinte.

1937

Registo da marca de ourives "Virgílio Aristides Tavares".

1938

No dia 11 de fevereiro é concedida a Virgílio Aristides Tavares o alvará de exploração de uma oficina de ourivesaria, no nº54 da rua 5 de outubro.

1941

Admissão da Virgílio Aristides Tavares na AORP, tomando o número de sócio 112.

1948

A morte de Virgílio Aristides Tavares, leva a sociedade a mudar de mãos. À frente dos destinos da Tavares ficam a esposa do fundador, Isolina Andrade Tavares, e os três filhos: Simão, Manuel Miguel e Ana.

1954

Isolina Andrade Tavares morre, deixando a sociedade nas mãos dos filhos, por quase duas décadas.

1959

Neste ano, e depois da constituição de uma sociedade por quotas, Ana sai da sociedade, deixando o negócio da família nas mãos dos irmãos Simão e Manuel Miguel.

1988

Durante a década de noventa a empresa acolhe a quarta geração da família Tavares, como sócios.

1990/99

Carlos e Ana Tavares tornam-se os únicos sócios e proprietários da Tavares, papel que desempenham até aos dias de hoje.

2010

A Ourivesaria Tavares recebe a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Uma homenagem pela história desta ourivesaria.

2016

A ourivesaria Tavares celebra 100 anos, uma data que nos enche de orgulho e nos faz olhar para o passado, para pensar no futuro. Nestes 100 anos a Tavares reinventa-se através de uma nova imagem e de uma estratégia digital forte, que são o reflexo dos novos tempos. Sem esquecer o passado, e mantendo a tradição e conhecimento de um século, estamos preparados para mais 100 anos a contar as histórias dos nossos clientes com joias únicas.

2022